Broadcast e Streaming

streaming1

Broadcasting

Este é o processo através do qual se difunde/transmite informação para vários recetores ao mesmo tempo, através de uma ligação em rede, como por exemplo LAN. Se necessitar de ter computadores ligados em rede no seu evento, o endereço de Broadcast será um endereço IP, permitindo que a informação seja enviada para todos os equipamentos ligados à rede em questão, seja ela LAN, MAN, WAN, TANS, redes de computadores ou sub-redes.

Streaming

Derivado ao boom de tecnologias como o ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), a Internet via Cabo, a rádio, a WiMAX e a Fibra Ótica, conseguimos usufruir hoje em dia de vídeos on demand (VoD). Por meio de uma página Web, podemos escolher diferentes tipos de visulaizações (apresentações, filmes, programas de televisão) que estejam disponíveis em VoD. Tal ação consiste em enviar conteúdos em formato de vídeo, karaokê, jogos, entre outros – sob pedido ou continuamente -, utilizando redes de banda larga de operadoras de telecomunicações.

Desta forma obtêm-se conteúdos com qualidade de imagem semelhante a um DVD. Também já é possível assistir a vídeos em streaming via telemóvel ou no computador. É uma tecnologia que tem possibilitado a muitas pessoas e empresas terem acesso a conteúdos através da Internet, beneficiando da aldeia global digital com acesso a conteúdos de forma privilegiada.